Neste link informamos somente os momentos de maior destaque na vida profissional de Yasmin Nadaf. Nele, por exemplo, não listamos suas Palestras, Comunicações, Conferências realizadas dentro e fora de Mato Grosso, bem como os lançamentos de seus artigos em coletâneas com outros autores. Tais informações constam em seu Currículo Lattes que pode ser acessado pela Home deste Site. 

 

1961 – Nasce no Hospital Geral em Cuiabá, Mato Grosso, no dia 22 de maio, às 10 horas e 30 minutos da manhã.  Segunda filha de Jamil Boutros Nadaf e Laila Mussa Nadaf. Irmã de Samia e Pedro.foto

 

1966/78 – Início dos estudos no Jardim da Infância Menino Jesusfoto, na Praça do Rosário, em Cuiabá, tendo como primeira professora a irmã Teresa Trainotti. Também em Cuiabá cursou o 1º e o 2º Grau. O Primeiro Grau no Asilo Santa Rita (1ª a 4ª Série), e no Colégio Coração de Jesus (5ª a 8ª Série), e o Segundo Grau na Escola Técnica Federal de Mato Grosso (Curso de Edificações).foto

 

1977 – Prêmio de 2º lugar no Estado de Mato Grosso na Maratona Escolar Érico Veríssimo, representando o Estado na Seleção Final da Maratona no Rio de Janeiro, em janeiro de 1978. Essa Maratona Literária, voltada para alunos do 2º Grau, foi uma ação conjunta entre a Bloch Educação, a Caixa Econômica Federal e as Secretarias de Estado de Educação do país.foto

 

1978 – Prêmio de 1º lugar no Estado de Mato Grosso na Maratona Escolar José de Alencar, representando o Estado na Seleção Final da Maratona no Rio de Janeiro, em janeiro de 1979. Essa Maratona Literária, voltada para alunos do 2º Grau, foi uma ação conjunta entre a Bloch Educação, a Caixa Econômica Federal e as Secretarias de Estado de Educação do país.foto

 

1979 – Matricula-se no Curso de Letras, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), colando grau em janeiro de 1983.foto

 

1982 – Ministra a disciplina Língua Portuguesa (carga horária de 210 horas-aula) para o Curso de Licenciatura Plena para Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2º Grau, desenvolvido pela UFMT/SEC-MT/CENAFOR.

 

1983 – Cursa a Especialização em Literatura Brasileira, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba/PR.

 

1984 a 2005 – Contratada como Técnica Administrativa pela Universidade Federal de Mato Grosso, para prestar serviços na implantação do Hospital Universitário Júlio Müller. De fevereiro de 1986 e outubro de 1988, esteve à disposição da Delegacia do MEC/MT, desenvolvendo serviços técnicos educacionais. Em janeiro de 1994 transfere-se para o Núcleo de Documentação e Informação Histórica e Regional da citada Universidade, de onde se licenciou sem ônus de 1998 a 2005, ano que oficializa sua demissão da instituição.

 

1986 - Em outubro desse ano dá início a publicação de ensaios críticos para o Suplemento Literário do Minas Gerais, de Belo Horizonte, que eram transcritos para a Revista Educação em Mato Grosso, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato, e para o jornal O Estado de Mato Grosso, ambos de Cuiabá. Publica nesse periódico até maio de 1989.

 

1987 – Integra a Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro Oeste. (Cadeira n.53 – Posse em 11.12.1987)foto

Em setembro de 2023 solicita a transposição para a categoria de Sócia Correspodente.

  

1991 – Torna-se membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística/ ANPOLL, do Grupo de Trabalho "Mulher e Literatura". Desliga-se da entidade em julho de 2018.

 

1993 – Obtém o título de Mestre em Letras na área de Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Assis/SP, com a dissertação: Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes - de 1916 a 1950. Bolsa de Fomento: CAPES.

 

1994 – Lança no dia 08 de março, no Palácio da Instrução, em Cuiabá, o livro Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes – de 1916 a 1950.foto Dia 24 do mesmo mês autografa o livro na Livraria Sette Letras Editora, no Rio de Janeiro foto(Tiragem do livro: 500 exemplares).

 

1994 – Recebe o Prêmio Ganza de Cultura instituído pela Prefeitura Municipal de Cuiabá.

 

1995 – Eleita membro efetivo da Academia Mato-grossense de Letras. (Cadeira n.38 – Posse em 27.10.1995)foto

 

1995 – Torna-se membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada/ABRALIC. Em 2009 solicita desligamento da associação.

 

1998 – Recebe o Mérito Cultural concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE), das mãos da escritora Clair de Mattos.foto

 

2001 – Recebe a Comenda Memória do Legislativo outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. (Resolução n.181/98 – D.O. 05/01/1999).foto

 

2001 – Obtém o título de Doutora em Letras na área de Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Assis/SP, com a tese Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso, séculos XIX e XX. Bolsa de Fomento: CNPq.foto

 

2002 – Publica o livro Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso, séculos XIX e XX , no Sesc Arsenal, em Cuiabá, na data de 18 de julho.foto O livro é relançado no VIII Congresso Internacional da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada), em Belo Horizonte/MG, no dia 25 do mesmo mêsfoto (Tiragem do livro: 1.000 exemplares).

 

2003 – Compõe o quadro de Sócia Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.foto

 

2003 – Integra o quadro de sócios da União Brasileira de Escritores/UBE – Seção Rio de Janeiro. Em 2011 solicita desligamento da entidade.

 

2003 – Lança na data de 19 de dezembro, no Sesc Arsenal, em Cuiabá, Diálogo da escrita. Alagoanos na imprensa de Mato Grosso, primeira metade do século XX.foto Posteriormente, o livro consta dos lançamentos do XIX Encontro Nacional da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística), em Maceió/AL, em 30 de junho de 2004. Na capital alagoana a autora presenteia a rede estadual de ensino do estado com 300 unidades do livro (Tiragem do livro 1.000 exemplares).

 

2004 – Recebe a Ordem do Mérito Legislativo conferida pela Câmara Municipal de Cuiabá. (Decreto n.069, de 30/03/2004).foto

 

2004 – Em 21 de outubro autografa Presença de mulher. Ensaios, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.foto O livro é relançado no Sesc Arsenal, em Cuiabá, na data de 26 de novembro.foto Em setembro de 2005 a autora presenteia a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro com 300 unidades do citado livro , em agradecimento a formação cultural integral que obteve daquele centro, graças à preservação governamental dos seus acervos. (Tiragem do livro: 2.000 exemplares).

 

2005 – Recebe o Mérito BPW, concedido pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá, filial da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais, alusivo ao Dia Internacional da Mulher (08 de março). Trata-se da mais alta honraria outorgada pela instituição para apenas uma mulher anualmente.foto

 

2005 – Compõe o quadro de Sócia Correspondente da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul. Em 2011 solicita desligmento da Academia.

 

2005 – Conclui o Pós-Doutorado em Letras na área de Literatura Comparada, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a pesquisa Novo Mundo. Letras brasileiras e estrangeiras no sertão. Bolsa de Fomento: FAPERJ.

 

2005 – Em 01 de setembro foi avaliadora na Banca de Mestrado de Luiz Renato de Souza Pinto, na Universidade Federal de Mato Grosso (História/UFMT). Título da Dissertação “Rica/bendita; pobre/mal-dita: as cores da mulher em José de Mesquita (1915-1961)”.

 

2006 – Na data de 25 de maio, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso realiza sessão de lançamento do seu livro Machado de Assis em Mato Grosso. Textos críticos da primeira metade do século XX, que conta com a presença do escritor Murilo Melo Filho representando a Academia Brasileira de Letras. (Tiragem do livro: 1.000 exemplares). foto

 

2006 – Coordena o Simpósio “Na audiência do tempo: regionalismo e intertextualidade na literatura de Mato Grosso”, no X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), na UERJ/Rio de Janeiro, de 31/07 a 04/08/2006. Nele reúne 23 professores/ pesquisadores de vários municípios de Mato Grosso, em torno da escrita literária produzida na região.

 

2006 – Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Eliana de Almeida, na Universidade Estadual de Campinas (Letras/UNICAMP), em 18 de agosto. Título da Tese: "Folhetim: uma crônica da língua". Orientação de Eni Orlandi.

 

2006 a 2008 – Integra o quadro dos professores do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), ministrando as disciplinas Literatura Mato-grossense e Literaturas de Língua Portuguesa I, II e III.

 

2007 - Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Maria Cristina de Aguiar Campos, na Universidade de São Paulo (Educação/USP), em 29 de janeiro. Título da Tese: "Manoel de Barros: o demiurgo das terras encharcadas – Educação pela vivência do chão". Orientação de Maria do Rosário S. Porto.

 

2007 - Em 02 de março foi avaliadora na Banca de Mestrado de Viviane Gonçalves da Silva Costa, na Universidade Federal de Mato Grosso (História/UFMT). Título da Dissertação "Zulmira d'Andrade Canavarros: uma mulher sem fronteiras na Cuiabá da primeira metade do século XX". Orientação de Fernando Tadeu de M. Borges.

 

2007 a 2010 – Ministra as disciplinas de Cultura e Literatura Mato-Grossense (30 horas) e Literatura, História e Narrativa (30 horas) no Curso de Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Literatura Mato-Grossense, do Instituto Cuiabano de Educação (ICE).

 

2007Nome de Turma dos Formandos do Curso de Licenciatura em Letras do UNIVAG - (Turma LET03/2), na Colação de Grau em Fevereiro.

 

2007 – Recebe as Congratulações: 1) Moção de Louvor outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, pela passagem dos 86 anos da fundação da Academia Mato-Grossense de Letras, em setembro. 2) Moção de Aplausos foto concedida pela Câmara Municipal de Cuiabá, em virtude dos serviços prestados à sociedade cuiabana e brasileira como membro da Academia Mato-Grossense de Letras, em novembro. 3)Moção de Louvor foto outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, pela passagem dos 06 anos de fundação da BPW Cuiabá (Business Professional Women), em dezembro.

 

2008 – Por ocasião do Dia Internacional da Mulher (08 de março) recebe as Homenagens: 1) Moção de Congratulação foto concedida pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. 2) Homenagem Mulher que faz a Diferença, foto oferecida pela Vice-Prefeitura/Prefeitura de Cuiabá.

 

2008 – Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Eni Neves da Silva Rodrigues, na Universidade Estadual de Campinas (Letras/UNICAMP), em 07 de abril. Título da Tese: “Impressões em preto e branco: história da leitura em Mato Grosso na segunda metade do século XIX”. Orientação de Márcia Azevedo Abreu.

 

2008 – Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Nancy Lopes Yung Delbem, na Universidade de São Paulo (Letras/USP), em 07 de maio. Título da Tese: “Pensamento crítico-teórico de Aquino Corrêa: considerações sobre crítica e teoria literárias em Mato Grosso”.

 

2008Madrinha de Turma e Professora Homenageada dos Formandos do Curso de Licenciatura em Letras do UNIVAG - (Turma LET05/1), na Colação de Grau em Agosto.foto

 

2008 – Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Marinei Almeida, na Universidade de São Paulo (Letras/USP), em 04 de agosto. Título da Tese: “Entre vôos, pântanos e ilhas: um estudo comparado entre Manoel de Barros e Eduardo White”. Orientação de Maria dos Prazeres.

 

2008 – Em comemoração ao Ano Nacional Machado de Assis, ministra o Curso de Extensão (40 horas-aula) “Re-visitando Machado de Assis no centenário de sua morte”, para cerca de 200 profissionais da área de letras, na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça/Secretaria de Estado de Cultura, em Cuiabá, no período de 29/09 a 02/10. O mesmo Curso foi ministrado no Campus da Unemat/Tangará da Serra, para cerca de 300 profissionais da área de Letras, entre os dias 25 a 28/08.

 

2008 – Recebe a Moção de Louvor outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, pela passagem do aniversário de 80 anos do escritor mato-grossense Bendito Sant’Anna da Silva Freire, em setembro. foto

 

2008 – Na data de 10 de dezembro realiza uma Exposição do seu Acervo sobre Imprensa & Cultura em Homenagem aos 200 Anos da Imprensa no Brasil. A Mostra realizada no Salão Social do Edifício Florença, em Cuiabá, reuniu jornalistas, escritores e alunos.foto

 

2009Patrona dos Formandos do Curso de Licenciatura em Letras/Modular do UNIVAG - (Turma LET05/2), na Colação de Grau em Janeiro.

 

2009 a 2015 - Membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), de maio de 2009 (Conforme Ato N.11.110/2009; e Ato N. 2.850/2011) a março de 2015, quando foi exonerada à pedido.

 

2009 – Recebe o Mérito Universitário foto concedido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – em Resolução n.023/2009 do Conselho Universitário, de 31/07/2009.

 

2009 – Publica o livro Estudos literários em livros, jornais e revistas, foto no SESC Arsenal, em Cuiabá, na data de 02 de outubro. O livro é relançado no IV Enapel (Encontro Nacional de Pesquisadores de Periódicos Literários), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, no dia 16 de setembro de 2010.foto A autora faz a seguinte doação do citado livro entre os anos de 2009 a 2011: 150 exemplares para a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso; 200 exemplares para o sistema único de Bibliotecas do SESC - Departamento Nacional; 200 exemplares para a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Lucas do Rio Verde/MT; e, cerca de 500 exemplares para os professores e os alunos da UNEMAT/Letras. (Tiragem do livro: 2.000 exemplares).

 

2010 – Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Edleusa Ferreira da Silva, na Universidade de São Paulo (Educação/USP), em 05 de abril. Título da Tese: “Leitura: deleites e angústias. Uma fisiologia simbólica da leitura em leitores habituais e leitores não-habituais”. Orientação de Marcos Ferreira Santos.

 

2010 – Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Leonice Rodrigues Pereira, na Universidade de São Paulo (Letras/USP), em 13 de julho. Título da Tese: “Entre percursos e berros: o eu entretecido por fios de memória em Wanda Ramos e em Tereza Albues”. Orientação de Tânia Macedo. foto

 

2011 – Em 14 de março foi avaliadora na Banca de Mestrado de Rosa Cristina Hood Gautério, na Universidade Federal do Rio Grande (Letras/FURG), no Rio Grande do Sul. Título da Dissertação "As cem melhores crônicas brasileiras: uma história da literatura". Orientação de Artur Emílio Alarcon Vaz. foto

Na mesma entidade, na mesma data ministra a Aula Inaugural do Curso de Letras, para cerca de 200 alunos e professores. Título: "O Folhetim na França e no Brasil". foto

 

2011 – Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Rosemar Coenga, na Universidade de Brasília (Letras/UnB), em 29 de agosto. Título da Tese: “Infância e leitura na memória de escritores”. Orientação de Elizabeth Hazin.

 

2011 – Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Isaac Newton Almeida Ramos, na Universidade de São Paulo (Letras/USP), em 11 de outubro. Título da Tese: “Vanguardas poéticas em permanência: a revalidação de Wladmemir Dias-Pino e Silva Freire”. Orientação de Maria dos Prazeres. foto

 

2011 – Em parceria com o SESC/Departamento Nacional, realiza a Exposição Tempo de Almanaque, presente na Festa Literária de Paraty (FLIP), de 07 a 10 de julho foto; na Jornada Nacional Literária de Passo Fundo, de 22 a 26 agosto foto; e no Sesc Arsenal, em Cuiabá, de 16 de novembro a 16 de dezembro.foto A Exposição pecorreu alguns Estados brasileiros, do ano 2012 a 2015.

 

2012 – Em 30 de março foi avaliadora na Banca de Mestrado de Wender Marcell Leite Souza, na Universidade Federal de Mato Grosso (Letras/UFMT). Título da Dissertação “Piedade, de José de Mesquita: uma costura de textos”. Orientação de Franceli Aparecida S. Mello.

 

2012 - Em parceria com o SESC/Mato Grosso, realiza a Exposição Quadrinhos em Revista, de 04 de setembro a 28 de outubro, na Galeria de Artes do Sesc Arsenal. foto Paralelamente a Exposição o Sesc Arsenal ofereceu o Curso de Extensão Quadrinhos: Teoria & Prática (30 hrs/aula).

 

2012 - Recebe o Mérito Cultural Lenine de Campos Póvoas outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. (Resolução n.2793, de 23/11/2012, com fundamento no artigo 3º da Resolução n.759, de 03/10/2007).foto

 

2013 - Em parceria com o SESC/Mato Grosso realiza no período de 03 a 28 de abril de 2013 (no Salão Social do Sesc Arsenal) o evento Os Deslimites de Manoel de Barros, que reúne a Exposição Manoel de Barros e a Mídia Impressa, e o Curso de Extensão Manoel de Barros: Vida e Obra (40 hrs/aula). A Exposição tem a curadoria do Instituto Memória do Poder Legislativo, sob a coordenação de Isis Catarina Brandão, superintendente do órgão. A citada Exposição foi inaugurada inicialmente em uma na “Noite Cultural” promovida pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso na data de 17/12/2012, onde permaneceu no Saguão da entidade por três dias. O objetivo dessa mostra é percorrer estabelecimentos de cultura e ensino do Estado divulgando a vida e a obra de Manoel de Barros. foto foto foto foto

 

2013 - Recebe a Ordem do Mérito Mato Grosso, no Grau de Cavaleiro foto concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, em Decreto n. 1742, de 23/04/2013.

 

2013 - Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Marli Terezinha Walker, na Universidade de Brasília (Letras/UnB), em 17 de dezembro. Título da Tese: “Entre vários amores: três séculos de poesia feminina em Mato Grosso”. Orientação de Cíntia Schwantes.

 

2014 - Junto com o presidente da Academia Mato-Grossense de Letras montou a Exposição Academia Mato-Grossense: Um patrimônio de todos, aberta no dia 05 de fevereiro no espaço de eventos do Shoping Goiabeiras, e em itinerança por várias cidades de Mato Grosso. foto

 

2014 - Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Renata Beatriz Brandespin Rolon, na Universidade de São Paulo (Letras/USP), em 05 de junho. Título da tese: "No fundo do mato virgem nasceu uma literatura: história e análise de obras direcionadas para crianças e jovens em Mato Grosso". Orientação de Maria dos Prazeres. foto

 

2014 - Em 09 de setembro lança o livro Páginas do passado. Ensaios de literatura, no XII SEL (Seminário Internacional de Estudos Literários), realizado pela Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Assis. Na oportunidade, presenteia os participantes do evento com unidades do livro. Seguidamente, a autora doa também exemplares dessa obra para professores e alunos universitários a exemplo do que fez com seus livros anteriores. (Tiragem do livro: 1.000 exemplares).

 

2014 – Em 11 de novembro foi avaliadora na Banca de Mestrado de Iara Sirlene Amorim Montagner, na Universidade Federal de Mato Grosso (Letras/UFMT). Título da Dissertação “Machado de Assis sob a ótica da crítica mato-grossense, na primeira metade do século XX”. Orientação de Franceli Aparecida S. Mello.

 

2016 – Em 30 de agosto foi avaliadora na Banca de Mestrado de Caroline de Lara, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (História/UEPG), no Paraná. Título da Dissertação “Agora sou outro!: Propagandas e educação sanitária nos almanaques de farmácia (1900-1945)”. Orientação de Niltonci Batista Chaves.foto

Na mesma entidade, na data de 31 de agosto proferiu a Palestra “Acervo e Pesquisa em Periódicos” para alunos do Mestrado em História. foto

 

2016 – Recebe a Ordem do Mérito Legislativo Escritor, Jurista, Docente e Jornalista Gervásio Leite outorgada pela Câmara Municipal de Cuiabá – Novembro/2016. foto

 

2016 – Participa como avaliadora da Banca de Doutoramento de Eliete Hugueney de Figueiredo Costa, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/USP), em 29/11/2016. Título da Tese: “Revista A Violeta: a verbo-visualidade e o entrecruzamento de vozes”. Orientação de Elisabeth Brait. foto

 

2017 - Em 21 de setembro foi avaliadora na Banca de Mestrado de Juliana Garcia Rodrigues Swoboda, na  Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul. Título da Dissertação "Violeta (1878-1879): um periódico literário sul-rio-grandense".  Orientação de Artur Emílio Alarcon Vaz.

 

2018 – Exposição “100 Anos de Moda Feminina” realizada pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá. A mostra conta a história da moda através do Acervo de Revistas Antigas e Originais de Yasmin Nadaf. Espaço Cultural do Goiabeiras Shopping, de 01 a 16/Março. foto

 

2019 - Recebe a Ordem do Mérito Cuiabá 300 Anos concedida pela Câmara Municipal de Cuiabá – Abril/2019, em Decreto Legislativo n.330, de 11/04/2019. foto

 

2021 - Em setembro recebe o Diploma de Mérito acompanhado da Medalha do Centenário da Academia Mato-Grossense de Letras, da qual é Membro Benemérita na Cadeira n.38. foto 

Em 30 de setembro de 2023 recebe da mesma entidade a Comenda José de Mesquita (Diploma e Medalha) pelos 25 Anos de Vida Acadêmica. foto 

 

2022 - Em 25 de agosto assina o termo de doação de um dos seus Acervos para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus de Sinop. Na oportunidade foi homenageada com a inauguração do “Espaço de Leitura Profª Drª Yasmin Jamil Nadaf” no interior da Biblioteca Central. O Acervo de cerca de 4 mil títulos é constituído de Livros voltados às áreas de Ciências Humanas e Sociais, além de Jornais, Revistas, DVDs e CDs de cultura.

Na ocasião recebeu ainda a Menção Honrosa do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Mestrado Profissional em Letras, pela relevância de suas ações em prol da Literatura e da Cultura no Estado de Mato Grosso.foto

 

2023 - Em 06 de março recebe o Título de Mulher Cidadã Ana Maria do Couto, da Câmara Municipal de Cuiabá, em sessão solene realizada na própria Câmara destinada a homenagear as Imortais da Academia Mato-Grossense de Letras, pelo Dia Internacional da Mulher (08 de março). Decreto Legislativo n.10, de 02/março/2023.foto