Livros Publicados
sobsignoflor

NADAF, Yasmin Jamil. Sob o signo de uma flor. Estudo de "A Violeta", publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes - de 1916 a 1950. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1993. 527p.

Resgate, catalogação e análise de "A Violeta", uma revista, criada e dirigida por um grupo de mulheres de Mato Grosso, constituindo-se no maior veículo de informação do ideário feminino da região. Manteve intercâmbio com escritores de outros Estados brasileiros.

rodapemiscelania

NADAF, Yasmin Jamil. Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso (séculos XIX e XX). Rio de Janeiro: 7Letras, 2002. 426p.

Resgate, catalogação e análise do Folhetim (enquanto coluna de jornal, e gênero romance-folhetim) nos jornais da França, do Rio de Janeiro, e de Mato Grosso, com o objetivo de apontar o seu nascimento na França, seu aparecimento no Brasil e irradiação para as províncias, bem como as diferenças do gênero nas diversas geografias.

dialogodaescrita

NADAF, Yasmin Jamil. Diálogo da escrita. Alagoanos na imprensa de Mato Grosso (primeira metade do século XX). Rio de Janeiro: Lidador, 2003. 72p.

Resgate e análise da produção de escritores alagoanos na imprensa mato-grossense, indicando a rede de relações culturais entre as duas regiões, e constatação de que os escritores e intelectuais de ambos os territórios extrapolaram a visão do Brasil cosmopolita e periférico da 1ª metade do século XX, quando havia uma acentuada tendência das regiões isoladas geograficamente se voltarem para os grandes centros do País, com relevo para o eixo Rio-São Paulo. O intercâmbio ocorre entre duas regiões periféricas.

presencademulher

NADAF, Yasmin Jamil. Presença de mulher. Ensaios. Rio de Janeiro: Lidador, 2004. 130p.

Reunião de ensaios apresentados em Congressos e publicados em revistas científicas especializadas, cujo tema gira em torno da escrita da mulher - do século XIX e XX. Recupera e divulga uma escrita inédita de escritoras até então excluídas da história oficial.

machadoemmt

NADAF, Yasmin Jamil. Machado de Assis em Mato Grosso. Textos críticos da primeira metade do século XX. Rio de Janeiro: Lidador, 2006. 128p.

O livro reúne 09 ensaios, crônicas, textos que falam sobre a vida e a obra de Machado de Assis (RJ, 1839-1908). São textos dos escritores mato-grossenses, impressos em jornais e revistas, da 1ª metade do século XX. O objetivo da obra é divulgar a presença de Machado de Assis em Mato Grosso, pois até então não há nenhum estudo que trate do assunto. O livro aborda sua influência estética em nossos escritores, sua presença no cenário das letras da região, e a leitura crítica que nossos escritores faziam da obra de Machado.

estudos

NADAF, Yasmin Jamil. Estudos literários em livros, jornais e revistas. Cuiabá: Entrelinhas, 2009. 131p.

Reunião de ensaios apresentados em Congressos e publicados em revistas científicas especializadas, cujo tema gira em torno da literatura e imprensa – brasileira e mato-grossense, do século XIX e XX. Recupera e divulga uma escrita inédita de escritores e escritoras até então excluídos da história oficial, oferecendo ainda leituras de autores canônicos do século XX – Graciliano Ramos e Érico Veríssimo – bem como do contemporâneo Dalton Trevisan.

paginas_do_passado

NADAF, Yasmin Jamil. Páginas do passado. Ensaios de literatura. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2014. 208p.

O livro reúne seis ensaios, divididos em três seções: “Literatura França-Brasil”; “Intercâmbio cultural”; e “Autores mato-grossenses: homologia entre a vida e a obra”. Neles a autora revisita e revitaliza jornais e livros antigos, de onde jorram suas análises críticas nestas duas últimas décadas, em torno dos eixos temáticos Literatura e Imprensa da França/Brasil e Mato Grosso, ora isolados ora em diálogo com outras fronteiras.