home_pretratoYasmin Jamil Nadaf é cuiabana, nascida em 22 de maio de 1961. Segunda filha de Layla e Jamil Nadaf.

 

Licenciada em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Paraná, e Mestre e Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista (Campus de Assis), com Pós-doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Durante quatro décadas pesquisou a escrita literária de sua terra, divulgando-a através de livros e ensaios publicados em jornais e revistas especializadas, de palestras, e de cursos. Essa literatura esteve ausente do espaço acadêmico-universitário até a publicação de sua tese de mestrado em livro na década de 1990. À esse tempo, o único autor mato-grossense estudado e reconhecido nacionalmente nas universidades brasileiras se restringia ao nome de Dom Francisco de Aquino Corrêa, e vale lembrar, na área dos estudos de filologia e lingüística. Yasmin desmistificou assim o cânone: deu visibilidade ao nome e obras de escritores do passado, até então excluídos da História oficial. Paralelamente despertou o interesse pelo tema no âmbito acadêmico nacional/e regional, entre os colegas professores, alunos e a comunidade leitora científca em geral. 

 

Seus livros, Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes - 1916 a 1950 (1993); Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso - séculos XIX e XX (2002); Diálogo da escrita. Alagoanos na imprensa de Mato Grosso (2003); Presença de mulher: ensaios (2004); Machado de Assis em Mato Grosso. Textos críticos da primeira metade do século XX (2006); Estudos literários em livros, jornais e revistas (2009); e, Páginas do passado. Ensaios de literatura (2014) são referências no Brasil e no estrangeiro.

 

Pioneira nos estudos sobre as escritoras nascidas ou residentes em Mato Grosso, que resultaram no seu livro de estréia Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes - 1916 a 1950, cujo conteúdo derrubou as atitudes preconceituosas que relegaram a essas mulheres um espaço de penumbra, combatendo a falsa idéia de que elas não participaram como agentes produtores da vida cultural do passado. Essa pesquisa, inédita, levou Yasmin a integrar o Grupo de Trabalho "Mulher e Literatura" da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística(Anpoll), onde militou no longo período de 1991 a 2018. 

 

Foi Técnico-Administrativa na UFMT (de 1984 a 2005), e assim que terminnou o Pós-Doutorado ministrou cursos em Faculdades Públicas e Particulares em torno da Literatura (Mato Grosso,Brasil e Portugal), e Literatura e/ou Imprensa no Brasil.

  

Entre os prêmios e condecorações recebidas pelo seu trabalho em defesa da cultura e da literatura listam-se o Mérito Cultural concedido pela União Brasileira de Escritores, em 1998; a Comenda Memória do Legislativo outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em 1999; a Ordem do Mérito Legislativo conferido pela Câmara Municipal de Cuiabá, em 2004; o Mérito Cultural Lenine Póvoas, entregue pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em 2012; a Ordem do Mérito Mato Grosso, no Grau de Cavaleiro concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, em 2013; a Ordem do Mérito Legislativo Escritor, Jurista, Docente e Jornalista Gervásio Leite outorgada pela Câmara Municipal de Cuiabá, em 2016; a Ordem do Mérito Cuiabá 300 Anos concedida pela Câmara Municipal de Cuiabá, em 2019; e o Título de Mulher Cidadã Ana Maria do Couto conferido pela Câmara Municipal de Cuiabá, em 2023.

 

 

É Membro titular (agora Membro Benemérita) da Academia Mato-Gros­sense de Letras, tendo tomado posse na entidade na data de 27 de outubro de 1995. 

 

Yasmin Nadaf foto01 Yasmin Nadaf foto02 Yasmin Nadaf foto03 Yasmin Nadaf foto05 Yasmin Nadaf foto06 Yasmin Nadaf foto07 Yasmin Nadaf foto08